Inaugurada a Promotoria de Horizontina
O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, inaugurou a nova sede da Promotoria de Justiça de Horizontina. A solenidade ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 30, com a presença da promotora de Justiça, titular da Comarca, Raquel Marchiori Dias, que recebeu autoridades do Município, a Administração Superior do Ministério Público, a Associação do MP e Promotores da Região Noroeste do Estado.
Em sua manifestação, a Promotora, que ingressou na carreira este ano e escolheu Horizontina como sua primeira Comarca, disse que a missão do Promotor de Justiça não é superior a qualquer outra, mas indispensável. “Cabe a nós realizar o Estado de Direito; defender os interesses sociais e individuais da comunidade; zelar pelo cumprimento dos direitos fundamentais; enfim, ser o instrumento da consecução da justiça. E é pela magnitude de todas as nossas atribuições que esta casa, que hoje se inaugura, com certeza pode ser chamada de casa da cidadania”, declarou Raquel que parabenizou a Administração Superior do MP por ter priorizado a construção de casas próprias para as Promotorias de Justiça e, desta forma, proporcionado espaços com instalações dignas para o atendimento da comunidade.
Raquel Dias revelou, ainda, as razões que a levaram à Horizontina. “Ao assumir o cargo, escolhi uma Comarca não pela distância em relação à Capital, mas sim pela comunidade perante a qual passaria a atuar. Visitei diversas regiões, mas foi aqui que me senti em casa".
O Procurador-Geral de Justiça também falou de cidadania. “O que estamos vendo hoje é apenas um prédio, mas o que realmente fará dele a casa do Ministério Público são as pessoas que aqui estarão: servidores e Promotores de Justiça, como a doutora Raquel, uma jovem que já demonstra a profunda vocação para o exercício de sua carreira”, disse. De acordo com Veiga, o verdadeiro sentido das solenidades de inauguração de novas sedes é poder entregar às comunidades locais adequados para que o cidadão possa ser recebido com dignidade.
Em sua fala, o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, que atuou na Comarca de Horizontina no início de sua carreira, lembrou um pouco da trajetória do Ministério Público até a conquista das sedes próprias. “Nossas sedes hoje são importantes também porque ajudam a construir nossa imagem como Instituição independente e nossa relação com as comunidades”, ressaltou .
O prefeito municipal de Horizontina, Irineu Colato, agradeceu ao Ministério Público por viabilizar o novo espaço da Promotoria no Município e destacou a qualidade do trabalho da Promotora de Justiça, assim como dos Magistrados que atuam na Comarca.
Presenças
A coordenadora do Gabinete de Comunicação do Ministério Público/RS, Karin Sohne Genz, acompanhou o Procurador-Geral na solenidade. Também estiveram presentes o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o diretor do Foro da Comarca de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, em exercício, juiz Danilo Schneider Júnior; o presidente da Câmara de Vereadores, Airton José Mattíe; o defensor público, Jucelito Villeti; o coordenador da Procuradoria-Geral do Município de Santo Ângelo, Francisco Guimarães, representante da empresa John Deere Brasil, Carla Ávila; presidente da Associação Comercial e Industrial de Horizontina, Kleryston Segat; e os promotores de Justiça Ana Paula Mantay, Janor Lerch Duarte, Marcelo Squarça, Pablo Algaro, Eduardo Lorenzi, Frederico Lang, Heitor Stolf Júnior, Ronaldo Arbo.