MP gaúcho participa de operação contra fraude de milhões no RN
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo Integrado de Investigações Criminais (NIIC) e da Promotoria Especializada Criminal da Capital, auxiliou o MP do Rio Grande do Norte em operação contra fraude de cerca de R$ 35 milhões no Detran daquele estado.
Em Porto Alegre, um empresário suspeito de envolvimento com a quadrilha foi preso. Segundo a investigação do MP/RN (que também contou com apoio dos Ministérios Públicos de SP e PR), uma organização criminosa fraudou o contrato da inspeção veicular ambiental, desde o seu processo de elaboração, em 2009, até o processo licitatório, em 2010. A licitação foi direcionada para um Consórcio, a partir da participação de políticos e empresários.
A quadrilha teria como integrantes os ex-governadores do Rio Grande do Norte Wilma Maria de Faria e Iberê Paiva Ferreira de Souza, além do diretor-geral do Detran/RN, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra. A investigação apurou que, com a concessão de 20 anos do serviço, o grupo teria um faturamento estimado de R$ 1 bilhão.
A “Operação Sinal Fechado” cumpriu 14 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Natal, Parnamirim (RN), Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.