João Barcelos toma posse como Desembargador
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul conta com mais um Desembargador. Escolhido pelo governador Tarso Genro em vaga destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional, João Barcelos de Souza Júnior tomou posse nesta segunda-feira, 7, perante o Pleno do Tribunal de Justiça.
O novo Desembargador, que ocupa a vaga aberta com a aposentadoria de Odone Sanguiné, foi recepcionado no plenário pelos desembargadores Aristides Pedroso de Albuquerque Neto e Diógenes Vicente Hassan Ribeiro. Em sua fala, Hassan Ribeiro recordou que trabalhou com o novo Desembargador, quando era Juiz, no Fórum Regional da Tristeza. Na época, segundo Hassan, Barcelos era um Promotor de Justiça exemplar que jamais se ausentou de uma audiência e que “tinha uma acentuada preocupação com os processos que recebia”, além de estar sempre “sorrindo e de bem com a vida”.
Em seu discurso, João Barcelos de Souza Júnior lembrou que iniciou sua carreira como servidor do Poder Judiciário. Como Oficial Escrevente na Vara do Júri, conheceu o juiz Júlio Cezar Coitinho, de quem se tornou amigo e “recebi lições de humildade que busquei sempre praticar em minha carreira”. “Acima dos cargos, estão os homens”, destacou o novo Desembargador.
Ao fazer um panorama atual do momento que o país vive, Barcelos disse que é preciso ficar atento com a expansão do mundo virtual. Hoje, de acordo com ele, os amigos do bem não devem mais se preocupar com os truculentos arrombadores, “mas sim com os cyber-marginais, que são malfeitores travestidos de cordeiro que, a qualquer momento, podem estar chegando ao nosso lado”.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, disse que João Barcelos de Souza Júnior irá “honrar as tradições e enriquecer o Tribunal de Justiça em mais este novo desafio”.
Prestigiaram a posse do novo Desembargador o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, representando o Governador do Estado; o deputado estadual Raul Carrion, representando a presidência da Assembleia Legislativa; a defensora pública-geral, Jussara Maria Barbosa Acosta; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Luiz Carlos de Castro Lugon; o desembargador João Pedro Silvestrin, representando o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Geraldo Anastácio Brandeburski; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Marco Aurélio Caminha; o comandante-geral da Brigada Militar, Sérgio Roberto Abreu; o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia; o presidente e o vice-presidente da AMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto e Alexandre Sikinowski Saltz; Procuradores e Promotores de Justiça, magistrados, familiares e servidores do Judiciário e MP.