Envolvidos com o tráfico de drogas são condenados em Portão
Um ex-vereador e um traficante de Portão, no Vale do Sinos, foram condenados pela Justiça local por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Em 29 de abril de 2010, ambos foram presos durante a Operação Portão, desencadeada pela Promotoria do Município, Núcleo Integrado de Investigações Criminais do MP e Polícia Civil.
O ex-parlamentar foi condenado a quatro anos, 10 meses e 15 dias de reclusão, enquanto que o traficante pegou uma pena de 11 anos e 24 dias de reclusão em regime inicialmente fechado.
A Justiça também determinou o perdimento de um veículo Audi, quatro residências e cheques, pertencentes aos dois. Eles eram investigados desde 2008. Por meio de interceptações telefônicas e quebra de sigilo fiscal e bancário dos dois foi constatado que o traficante legalizava os recursos oriundos da venda de crack e cocaína comprando imóveis e veículos. O valor dos bens deles era incompatível com a renda. O dinheiro chegou a ser utilizado para arrematar a Fundação Hospitalar de Portão. O ex-vereador e o traficante foram condenados também por este fato.
O promotor de Justiça Marcelo Tubino entende que a pena aplicada foi branda. “Iremos recorrer para aumentá-la”, adiantou. Quando pediu a indisponibilidade dos bens, o Promotor afirmou que o objetivo do MP era “garantir os recursos para que ocorra o perdimento em favor da sociedade, já que a intenção é reverter esse mal causado pela quadrilha, além de engessar a atividade criminosa do bando”.