Homicídio na Serra: oferecida denúncia contra Farenzena e sua mãe
O Ministério Público de Caxias do Sul ofereceu denúncia nesta quinta-feira, 13, contra Eduardo Farenzena e sua mãe Rosmarina Silveira de Oliveira, pelo assassinato de Ivandir da Silva Mairesse, ocorrido em 13 de setembro. Farenzena, que também é autor confesso da morte da Miss Itália Nel Mondo, Caren Brum Paim, em novembro de 2010, foi denunciado pelo crime de homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e recurso que tornou impossível a defesa do ofendido). Ele e sua mãe também responderão por ocultação de cadáver, fraude processual, falsidade ideológica e posse irregular de arma de fogo. Também no corpo da denúncia, a promotora Sílvia Regina Becker Pinto deu parecer favorável ao pedido de prisão preventiva de Farenzena, formulado pela autoridade policial.
De acordo com a Promotora de Justiça, o crime ocorreu após Farenzena ingerir bebida alcoólica e trancar-se com sua mãe e a vítima no quarto do casal e jogar a chave pela janela. A situação desencadeou uma discussão verbal e agressão física entre os dois homens, que resultou em seis facadas mortais desferidas pelo denunciado em seu padrasto, causando lesões no rosto, pescoço, mão esquerda e costas. Consumado o homicídio, Farenzena e Rosmarina envolveram o corpo com uma capa de colcha e lençol e o levaram até a localidade São Virgílio, na zona rural de Caxias do Sul. Lá, jogaram o cadáver em um penhasco.
Os denunciados também alteraram a cena do crime, limpando manchas de sangue no quarto e no banheiro. Um dia após o assassinato, a pedido de Eduardo Farenzena, sua mãe compareceu à 2ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul e, acreditando que o corpo não seria encontrado, comunicou o desparecimento da vítima. Também foram recolhidos com eles 15 cartuchos intactos de revólver calibre 22, munição de arma de fogo de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar.