Interditado canil por maus-tratos em Eldorado do Sul
Nos próximos dias, o Ministério Público de Eldorado do Sul ingressará com uma Ação Civil Pública contra o Município para que seja regularizado o canil municipal, bem como instituída política pública contra maus-tratos aos animais. Foi recebida nesta quinta-feira, 6, denúncia de moradores vizinhos de que o canil tinha despejado animais mortos nas proximidades, bem como grande quantidade de lixo. Além disso, não havia condições de higiene nas baias, e não existe veterinário responsável.
O local foi interditado nesta sexta-feira, 7, após vistoria feita com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar. O secretário municipal de Meio Ambiente de Eldorado do Sul, Beto Meleu, foi detido em flagrante, assinou termo circunstanciado junto à Polícia Civil e foi liberado. Conforme o promotor Plínio Costa Dutra, Meleu irá responder aos crimes de maus-tratos aos animais e por destinação inadequada de produtos tóxicos sem licença ambiental. Foram encontradas lâmpadas fluorecentes, pilhas e resíduos químicos como inseticidas dentro canil.
Um profissional da Prefeitura deverá examinar os animais, com apresentação de um laudo sobre as condições de saúde dos cães, e os materiais devem ser removidos. Os cães serão encaminhados a um estabelecimento adequado.