Faculdade de Direito da FMP fica em 6º entre 37 para o ranking da OAB
A Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público recebeu, com muita satisfação, os resultados do último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo se classificado em 6º lugar, num universo de 37 Faculdades de Direito do Rio Grande do Sul. A média nacional de aprovação foi de 18%, tendo a Faculdade de Direito da FMP obtido 34,62%.
Pode-se considerar a Faculdade de Direito da FMP como a melhor Instituição Privada do RS em percentual de aprovação, ficando atrás apenas das federais UFSM (Santa Maria), UFRGS (Porto Alegre), FURG (Rio Grande) e UFPEL (Pelotas), uma vez que a Faculdade Cenecista de Farroupilha (CESF) teve apenas dois candidatos que prestaram a prova, com um aprovado.
“Temos que parabenizar o projeto didático-pedagógico que foi implantado na Faculdade de Direito da FMP pelo seu diretor, Anizio Pires Gavião Filho, e pelo coordenador do curso, Jayme Weingartner Neto. Também é preciso destacar nosso excelente corpo docente, cujo trabalho e dedicação fazem a diferença”, declarou o presidente da FMP, Mauro Luís Silva de Souza.
O Diretor da Faculdade e o Coordenador do Curso, idealizadores do projeto ainda em 2003, ressaltam que se trata de fato importante a demonstrar que a busca de excelência, já referendada em 2010 pela Comissão de Avaliadores do MEC, está se concretizando no desempenho dos acadêmicos.
Lembram que a Faculdade de Direito da FMP ainda é muito nova, tendo recebido autorização de funcionamento em abril de 2006 e recebeu a primeira turma em agosto do mesmo ano. As Faculdades Federais que a precedem no ranking do Exame da OAB iniciaram seus Cursos muito antes: em Santa Maria em 1959, na UFRGS em 1900, na Universidade Federal de Rio Grande em 1965 e na Universidade Federal de Pelotas em 1912.
Por ora, segundo eles, a sensação é de que uma etapa está sendo atingida. Para Anizio e Jayme, o mérito é principalmente dos acadêmicos, pelo resultado, e do corpo docente, altamente capacitado e dedicado a um projeto diferenciado, uma construção coletiva e democrática, da qual todos participam. Os debates e melhorias têm como horizonte o projeto pedagógico que se propõe a formar agentes de transformação social com conhecimento de ponta e valores éticos, inspirados na missão constitucional do Ministério Público.
Necessário, também, destacar o trabalho especializado do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, com educadora e psicóloga que se engajam nas tarefas acadêmicas. Para ambos, este ambiente de busca permanente de excelência, que foi prometido ao MEC e à OAB, é o maior capital simbólico e principal ativo da Faculdade de Direito, única maneira de garantir, a médio e longo prazo, a sustentabilidade do projeto.
De Roma, onde conclui seu doutorado, Luiz Fernando Calil de Freitas, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público pela maior parte do período da Faculdade, enviou mensagem ao Diretor e ao Coordenador: “Não posso deixar de registrar minha alegria e satisfação, a par da sensação do dever cumprido que, certamente e por justiça, lhes pertence também e com mais mérito, ao receber a notícia sobre o desempenho dos alunos da Faculdade de Direito da FMP na prova da OAB. Realmente, ficar com o melhor desempenho dentre as particulares de Porto Alegre e o segundo em todo o Estado vem ao encontro de tudo o que partilhamos no projeto vitorioso de nossa Faculdade. Recebam meus amigos o mais fraterno e reconhecido abraço. O meu crédito, se é que tenho algum, foi ter sabido escolher a ambos vocês como Diretor e Coordenador do Curso de graduação. Permita-nos o futuro que possamos manter esse nível de qualidade e elevá-lo mais ainda.”
Veja aqui a classificação dos candidatos da prova da OAB.