Integrantes de torcidas organizadas são presos em São Leopoldo
Acatando pedido do Ministério Público, o Juiz da 1ª Vara Criminal de São Leopoldo decretou ontem a prisão preventiva de integrantes das torcidas organizadas "Camisa 12", do Internacional e "Super Raça", do Grêmio, pela prática de diversos crimes na comunidade. Nesta manhã, cinco acusados já foram presos, um encontra-se fora do Estado e outro a família comprometeu-se a levá-lo à Delegacia de Polícia nas próximas horas.
Alex Sandro Verli Vieira, vulgo "Sarrafo", Douglas Rodrigues, vulgo "Cipó", Maico Ancines, vulgo "Cinês", Michael de Azevedo Marcelino, vulgo "Taquara", Raul Henrique Hermann Gularte, vulgo "Janela", Maiquel Saldanha Garcia, vulgo "Churriu" e Gabriel Eloi de Oliveira, vulgo "Feijão" foram indiciados a partir de representação do promotor de Justiça criminal Sérgio Luiz Rodrigues pelos crimes de formação de quadrilha, homicídios consumado e tentado, roubos, ameaças, danos ao patrimônio público e privado, rixa e perturbação do sossego público.
Segundo a representação do Ministério Público, foram onze crimes cometidos em 2004 e três em 2005. Dentre eles, destaca-se um homicídio cometido contra um adolescente de 16 anos, em 13 de novembro 2004 e uma tentativa de homicídio contra outras duas vítimas, em 20 de junho de 2004, ambos praticados por mais de uma pessoa e mediante disparos de arma de fogo, além de três roubos armados, danos contra a Estação Unisinos do Trensurb, ameaças de morte e espancamentos entre os dois grupos, que são rivais, coação de vítimas e de testemunhas no curso do inquérito, e tumultos e arrastões em espaços públicos e privados (ruas, ginásios, estabelecimentos comerciais), inclusive com uso de bomba de fabricação caseira arremessada contra uma residência que deu abrigo a alguém que era perseguido pelos delinqüentes.
A denúncia será oferecida pelo Ministério Público na próxima semana, após a chegada dos inquéritos policiais à Promotoria de Justiça do Município.