Ministério Público e Serpro assinam cooperação técnica
O Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro firmaram na tarde desta segunda-feira, 19, termo de cooperação técnica com o objetivo de compartilhar softwares e desenvolver sistemas e treinamento de recursos humanos em tecnologias da informação. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, assinou o documento, juntamente com o diretor-presidente do Serpro, Marcus Vinicius Ferreira Manzoni, e o diretor de Administração da estatal, Antônio João Nocchi Parera.
Conforme o termo, serão elaborados projetos formalizados e definidos em planos de trabalho, contendo identificação, metas a serem atingidas, etapas de execução e previsão de início e fim. O prazo da parceria é de cinco anos de vigência.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos ressaltou a importância do acordo, na medida em que a Justiça Federal já adotou o processo virtual. Segundo Ivory Coelho Neto, O Ministério Público deve estar preparado para os próximos anos, quando também a Justiça Estadual transformará o processo de papel em eletrônico.
O diretor de Administração do Serpro, Antônio João Nocchi Parera, que é servidor de carreira do Ministério Público, comemorou a parceria e colocou a sede regional da estatal de Porto Alegre à disposição da Instituição. Já o diretor-presidente, Marcus Vinicius Ferreira Manzoni, falou sobre a atuação positiva do Serpro em relação a tentativas de violação de sites do governo federal ocorridas no final de junho. Também acompanhou a assinatura do termo a chefe de Gabinete, Isabel Barrios Bidigaray.