Comercialização de produtos óticos é debatida em Santa Maria
Nesta quarta-feira, 14, o Ministério Público de Santa Maria, representado pelo promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores para tratar da comercialização irregular de produtos óticos na cidade que, conforme a legislação, só podem ser vendidos em estabelecimentos licenciados.
No próximo dia 27 será realizada nova audiência com os lojistas que trabalham neste mercado. Segundo o Promotor de Justiça, existem casos em que algumas lojas estão comercializando produtos de má qualidade e até mesmo falsos, podendo ser prejudiciais aos consumidores. Adede y Castro alega que irá fiscalizar o trabalho das óticas e que, caso seja encontrado alguma irregularidade, os responsáveis serão punidos.
Ainda, para o próximo encontro, o Sindiótica deverá propor uma parceria com o Município para conscientizar os consumidores a não comprar óculos em estabelecimentos inadequados e não licenciados a vender estes produtos. O MP afirmou que independentemente das decisões que forem tomadas, continuará seu trabalho de fiscalização, acrescentando que faz parte do poder público inspecionar os estabelecimentos.
Participaram do debate a vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), o secretário-executivo do Sindióptica-RS, Roberto Tenedini, o presidente da entidade e também vice da Fecomercio-RS, André Roncatto, a superintendente da Vigilância em Saúde no município, Selena Dutra Michel, além de representantes de diversas óticas da cidade. (Maurício Araújo)