Revitalização de calçadas da capital é prioridade
A Prefeitura de Porto Alegre lançou na manhã desta quinta-feira, 15, o projeto Minha Calçada. O objetivo é revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre as responsabilidades de conservação dos passeios públicos.
A iniciativa envolve parcerias com o Ministério Público, por meio do projeto Andanças, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindpoa, Crea, Orçamento Participativo, Banrisul, Setcergs, Associação dos Bancos do Estado, Associação dos Carros Fortes, CEEE e concessionárias que utilizam redes subterrâneas da capital.
O projeto foi apresentado em solenidade no Paço Municipal pelo prefeito José Fortunati e a coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional, Ana Pellini. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, representou o Ministério Público na assinatura da parceria que contou, ainda, com a participação do presidente da Associação do MP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e do secretário adjunto de Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Granato Velasquez.
BOA VONTADE DA POPULAÇÃO
Durante a cerimônia, o prefeito assinou o decreto que dispõe sobre a pavimentação de passeios públicos e institui o Código de Edificações e o edital para os trabalhos, que iniciam pelo Centro Histórico e a Cidade Baixa. “Queremos mudar a cultura dos cidadãos para que todos cuidem da nossa cidade visando o bem coletivo. Teremos êxitos com a ampla parceria que firmamos e com a boa vontade da população”, destacou José Fortunati.
DIREITO DE TODOS
Autor de um projeto no âmbito do Ministério Público, quando atuava como Promotor de Justiça de Direitos Humanos, o secretário adjunto de Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Miguel Granato Velasquez, disse que as calçadas deterioradas prejudicam principalmente o livre trânsito de cadeirantes, obesos e idosos. Afirmou, ainda, que teve a ideia do projeto Andanças quando pensou também nos direitos de todos quando atuava naquela Promotoria. “A ideia é cuidar da cidade como um todo”, destacou.
NIVEL ELEVADO DE CIVILIZAÇÃO
Em sua fala, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos afirmou que reside há 20 anos na capital gaúcha e sempre se sentiu inconformado com o péssimo estado de alguns passeios públicos. A iniciativa, segundo Ivory Coelho Neto, certamente colocará os passeios públicos no patamar do nível de civilidade e prestígio que a capital gaúcha goza.
Também participaram da cerimônia o presidente da Fundação Escola Superior do MP, Mauro Souza, o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), José de Jesus Santos, secretários municipais, vereadores, dirigentes de estatais e servidores.