Eventos focam a Campanha da Legalidade
O Movimento da Legalidade foi um dos episódios mais dramáticos da história do Rio Grande do Sul e teve significativa importância na política brasileira. Com o propósito de recordar e aumentar o conhecimento sobre o acontecimento e os reflexos com as atribuições constitucionais do Ministério Público, serão promovidos no Palácio do Ministério Público dois eventos dentro das comemorações dos 50 anos da Campanha pela Legalidade.
Com a temática “O Ministério Público e o Cinquentenário da Campanha da Legalidade: em Defesa da Constituição, da Ordem Jurídica e do Regime Democrático”, a abertura da programação ocorre nesta segunda-feira, 22, às 19h, com a presença do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga. Em seguida acontece a palestra “Memória e Perspectiva” do ex-deputado estadual Sereno Chaise e do deputado federal Vieira da Cunha. Às 21h será aberta a exposição visual “Legalidade 50 Anos: Quando as Palavras Superaram as Armas”.
Já no dia 2 de setembro, às 14h, a programação será aberta pelo ex-procurador-geral de Justiça Lauro Pereira Guimarães. Na oportunidade haverá o colóquio “Das Janelas do Palácio e As Vozes da Matriz”, com participação dos jornalistas Antônio Ávila, Carlos Bastos, Jayme Keunecke e Gervásio Neves. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do procurador de Justiça Julio Cesar Finger e do promotor de Justiça Michael Schneider Flach. O pronunciamento final será do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto. Promovem o evento o Memorial, a Associação e a Fundação Escola Superior do MP, e o Governo do Estado. Veja abaixo a programação.