Moradores de Gravataí e Cachoeirinha ligam-se à rede de esgotos
O Ministério Público, em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento e as prefeituras municipais da bacia do Rio Gravataí, vem buscando conscientizar e forçar os moradores desses municípios a ligarem-se às redes públicas de esgoto. A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Ana Marchesan, preside o inquérito civil regional número 02/2008, que apura o tema.
Em janeiro de 2010, havia 15.844 residências ligadas à rede de esgoto em Gravataí. Após as notificações feitas pela Prefeitura da cidade aos moradores, o número passou para 16.598 no mês de julho do ano passado, e para 17.571 em julho deste ano. Em Cachoeirinha, as notificações começaram a serem realizadas em outubro de 2010, e 2.078 novas ligações já foram feitas até o momento.
Esta semana, o MP propôs à Prefeitura Municipal de Canoas e à Corsan que estimulem os moradores que não estão conectados à rede a ligarem-se ao sistema de saneamento. Uma audiência pública que apresentará o resultado dos trabalhos está marcada para o dia 27 de outubro na Câmara Municipal de Cachoeirinha. (Julianne Maia)