Procurador-Geral recebe pleito de representantes de movimentos sociais
O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira, 30, representantes de movimentos sociais. O grupo veio ao Ministério Público pedir ao PGJ que o perfil de trabalho desenvolvido no Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos seja mantido após a saída do promotor de Justiça Francesco Conti, que assumirá o cargo de desembargador do TJ/RS pelo Quinto Constitucional.
Segundo Waldemar de Moura Lima, do Movimento Quilombista Contemporâneo, a relação do MP, em especial dos servidores e do Promotor que atuam neste Centro de Apoio com os movimentos sociais é de muita proximidade e parceria. “Por isso, estamos aqui para pedir que essa boa convivência, esta interlocução positiva tenha continuidade”, disse.
O Procurador-Geral de Justiça recebeu o pleito dos representantes e falou que irá considerar as demandas. “Sempre que vocês vêm aqui, trazendo ponderações e reflexões nos ajudam na condução do Ministério Público. Venham sempre”, disse Veiga. O secretário-geral do MP/RS, Julio Cesar Finger, acompanhou a visita.
Também estiveram presentes os representantes do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos, Estênio Rodrígues; José Antônio dos Santos da Silva, da União de Negros pela Igualdade; Maria Eloá dos Santos, da Comissão de Etnias do Conselho Estadual da Saúde; e Cláudia Penalvo, do Grupo Somos.