No júri caminhoneiro que matou dentista na Rota do Sol
O autor confesso de um crime que chocou o Estado será julgado no próximo dia 29, a partir das 9h, na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. O caminhoneiro Fabiano Costa de Lima, 30, estará sentado no banco dos réus para responder pelo assassinato da dentista Márcia do Nascimento Gomes, 32, ocorrido em 27 de abril de 2009 na rodovia Rota do Sol, em Itati.
O julgamento seria de competência do Tribunal do Júri de Terra de Areia, integrado à Comarca de Osório. Mas para garantir a imparcialidade do conselho de sentença, o Ministério Público buscou o desaforamento – realização da sessão em outra Comarca. Tudo em consequência de fatos ocorridos durante a instrução do processo do crime que levou à comoção a pequena comunidade do Litoral Norte.
O caminhoneiro foi denunciado pelo promotor de Justiça João Carlos de Azevedo Fraga, de Osório, por homicídio, estupro e atentado violento ao pudor. Porém, quem representará o Ministério Público no plenário será a promotora de Justiça Dirce Soler. Ela sustentará a denúncia de homicídio duplamente qualificado: recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel. A sessão será presidida pelo juiz Felipe Keunecke.
A dentista foi espancada, estuprada e morta a golpes de facão. O réu está recolhido na Penitenciária Modulada de Osório. O episódio ocorreu após o meio-dia, próximo do Túnel Arroio Carvalho. Na ocasião Márcia conduzia um Fox e Fabiano um caminhão. A vítima foi encurralada junto ao “guard rail”. Em seguida, foi dominada e levada a um matagal que margeia a estrada, com forte declive, onde foi amarrada a uma árvore e sofreu todas as agressões.