Oxi: droga é tema de reunião na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos promoveu, na manhã desta sexta-feira, 3, encontro entre autoridades da segurança, saúde e representantes de instituições e entidades ligadas ao tema das drogas. O objetivo foi dar início a uma mobilização com relação aos riscos decorrentes do oxi, a nova droga derivada da cocaína que já circula no Estado. Conforme o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, a intenção de realizar o evento foi no sentido de articular as forças que possam agir preventivamente contra a disseminação do oxi.
Durante a reunião, ocorrida no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, o promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, David Medina da Silva, destacou dois pontos que considera fundamentais para o combate ao uso de drogas no País: a construção de políticas públicas que realmente sejam efetivas na inclusão social; “Enquanto faltar prazer e sobrar desprazer, não teremos força para mudar esta realidade”, explicou; e a mobilização nacional para que uma legislação mais forte e clara contra o narcotráfico seja colocada à disposição das autoridades. “Temos visto posturas complacentes na interpretação e na própria legislação federal com relação ao tema”, afirmou o Promotor.
Na ocasião, o psiquiatra e professor da Ulbra Manoel Garcia Jr falou sobre a história da cocaína até chegar ao Oxi, seu derivado mais atual.
Participaram do evento representantes do Tribunal de Justiça, OAB, Secretaria de Segurança, Defensoria Pública, Denarc, Casa Vivil, Polícia Federal, entre outros.