Presídio de Arroio do Meio é ampliado
Foram inauguradas na sexta-feira, 27, as ampliações do Presídio Estadual de Arroio do Meio. As obras foram custeadas pelos municípios de Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro e Arroio do Meio.
O estabelecimento ganhou mais 270 metros quadrados. Foram construídas uma sala de aula, uma sala de trabalho com banheiro, dois dormitórios para os apenados dos regimes semiaberto e aberto, com capacidade de 15 presos cada um, espaço para banho de sol e duas salas administrativas. Os apenados ajudaram na execução das obras.
Todo o trabalho foi coordenado pelo Conselho da Comunidade de Arroio do Meio, entidade criada há quatro anos com o objetivo de zelar pelo cumprimento das regras mínimas no tratamento do apenado.
O Ministério Público também exerceu um importante papel de articulação com as Prefeituras. “Sustentamos que, embora não seja sua obrigação, na realidade são os municípios que enfrentam os efeitos de um processo que muitas vezes é falho na reeducação de um apenado”, destacou o promotor Paulo Estevam Costa Castro Araújo, que comandou as articulações entre os municípios.
Com as reformulações, Paulo Estevam Costa Castro Araújo destaca que o Presídio Estadual de Arroio do Meio passa a ser modelo dentro do sistema prisional. O administrador do Presídio Estadual de Arroio do Meio, Eduardo Francisco da Silva, informou que toda a parte elétrica do estabelecimento foi trocada, bem como o telhado.