Comissões de Direitos Humanos visitam Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas
Integrantes de comissões de Direitos Humanos do Judiciário e do Legislativo gaúcho estiveram na tarde desta quinta-feira, 26, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Durante a visita, a equipe, que havia vistoriado o Presídio Central na semana passada, conheceu o funcionamento da cadeia e a estrutura física do local.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, promotor Francesco Conti reconheceu que a Pasc, na comparação com o Presídio Central, dispõe de uma “estrutura material satisfatória”. Conti ressalvou que alguns espaços precisam ser melhor aproveitados: “Do ponto de vista físico, a Pasc está muito melhor que o Presídio Central. Mas, existem setores que deveriam estar funcionando. Por exemplo: as salas de aula, o setor de enfermaria e o de trabalho estão desativados. Isso dificulta o processo de ressocialização dos detentos”, detalhou.
Também participaram da visita os promotores de Justiça de Controle e de Execução Criminal, Gilmar Bortolotto e Luciano Pretto, além de representantes da Procuradoria-Geral do Estado, OAB e Tribunal de Justiça. No dia 9 de junho será realizada uma reunião entre os participantes das vistorias ao Presídio Central e à Pasc no intuito de avaliar as visitas e encaminhar ideias para melhorar as condições prisionais.