Caxias: evento fortalece rede de proteção à mulher
O promotor de Justiça Rafael Stramar de Freitas Santos fez parte da organização do 1º Seminário da Rede de Proteção à Mulher realizado nesta terça-feira, 17, em Caxias do Sul. O encontro foi voltado para todas as mulheres da cidade, com a finalidade de fortalecer o trabalho de atendimento às mulheres no Município, estimular a prevenção da violência e esclarecer o trabalho da rede e dos serviços prestados.
A Rede de Proteção à Mulher de Caxias do Sul é articulada para cuidar dos problemas relacionados à mulher em situação de violência e é formada por instituições governamentais e não-governamentais. No Município, as mulheres que procuram o Centro recebem todo o acompanhamento necessário.
O promotor Rafael Stramar, que já atua na rede há aproximadamente quatro anos, palestrou durante o seminário e explicou o trabalho do Ministério Público na proteção à mulher. “Toda a movimentação que o Ministério Público faz é no sentido de proteção à mulher. Desde que entramos na rede sempre procurou-se disseminar as leis e objetivos de proteção”, destacou o Promotor.
Cerca de 80 pessoas participaram do seminário da rede. Além do promotor Stramar, a promotora de Justiça Fernanda Soares Pereira também representa o MP na rede, que conta também com a Delegacia da Mulher, 2ª Vara Criminal, Defensoria Pública, Fundação de Assistência Social, SINE, Albergue, Conselho Tutelar, Casa de Apoio Viva Rachel, Secretaria Municipal da Educação, Universidade de Caxias do Sul (Serviço de Psicologia Aplicada - SEPA e Serviço de Assistência Jurídica Gratuita - SAJU), PRAVIVIS - Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, Instituto Médico Legal, Secretaria Municipal da Saúde, CAPPES, COMDIM, FSG/EMAC, entre outros. (Maiara Calgaro)