Vinte e sete presos em ação para coibir o tráfico de drogas
O Ministério Público apresentou no final da manhã desta sexta-feira, 6, o balanço da operação desencadeada em parceria com a Brigada Militar para coibir o tráfico de drogas em Porto Alegre e Viamão. No total, 27 pessoas foram presas, uma delas foragida do sistema prisional. Na Capital, a ação ocorreu nos bairros Maria da Conceição, Restinga e Lomba do Pinheiro e, em Viamão, na Vila Elza. Entre os detidos está Carlos Alberto Silveira Drey, enteado do traficante Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão, atualmente recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Ele é apontado como um dos sucessores do tráfico na região, após a prisão de Paulão. Também foram apreendidos seis automóveis, objetos de luxo como TVs de plasma e LCD, computadores e 15kg de drogas entre crack e cocaína.
Durante a coletiva aos jornalistas, o promotor de Justiça Ricardo Herbstrith, da Especializada Criminal de Porto Alegre, explicou que o principal objetivo da operação foi tirar de circulação o escalão que subiu ao comando do tráfico após outra ação realizada pelo MP em 2007. “Com a posterior prisão do Paulão, dois grupos disputavam atualmente a chefia na região, praticando, inclusive, incêndios e tiroteios”, destacou. Herbstrith também disse não ter dúvidas de que, mesmo detido na Pasc, Paulão continua no comando gerencial do tráfico de drogas.
O Promotor de Justiça explicou, ainda, a metodologia do esquema criminoso na região. “Atuavam recebendo drogas e distribuindo como se fossem atacadistas”. Ele frisou que o próximo passo após o fechamento dos resultados da operação será o oferecimento da denúncia contra os envolvidos. Herbstrith finalizou fazendo um alerta: “enquanto houver gente comprando, haverá outros vendendo drogas”.