Caxias: 18 são denunciados por tráfico de drogas
Após sete meses de investigação o Ministério Público de Caxias do Sul denunciou 18 pessoas por associação ao tráfico de drogas. A denúncia é resultado de uma operação iniciada em setembro do ano passado, onde outras 26 pessoas também acabaram denunciadas.
As investigações tiveram como objetivo apurar informações sobre assassinatos que, supostamente, estariam sendo comandados por presos da Penitenciária Industrial. Mas, através de interceptações telefônicas o Ministério Público descobriu a estrutura de duas quadrilhas especializadas em tráfico. Além disso, as investigações revelaram Paulo César Bertagnolli como líder de uma das redes de tráfico. Porém, com a morte de Bertagnolli, em novembro de 2010, o suposto bando passou a ser liderado pela sua esposa, Claudete de Fátima Paches José, apontada como uma das principais distribuidoras de entorpecentes em Caxias do Sul.
Além da denúncia o MP pediu o sequestro dos bens adquiridos com a venda drogas e dos bens usados para o tráfico. A operação de investigação contou com o apoio do serviço de inteligência da Brigada Militar. A promotora de Justiça Sílvia Becker Pinto protocolou a denúncia nesta quarta-feira, 20, no Judiciário de Caxias do Sul. (Maiara Calgaro)