Acordo garante restauro e preservação de prédio histórico de Rio Pardo
A assinatura de um termo de compromisso de ajustamento de conduta garantiu a recuperação e preservação de um dos prédios que lembra uma das fases econômicas mais pujantes de Rio Pardo: a Casa Borges.
Construída em 1930, a Casa Borges tem significativa representação histórica no Município. Ela foi construída na área onde havia o Forte Jesus Maria José, que deu origem a Rio Pardo. Naquela época, Rio Pardo era conhecida como a Capital do Cal. O prédio foi construído em 1930 por José Borges Sobrinho. Com 14 filhos, toda a família tinha envolvimento com a extração caieira.
O atual proprietário fez a aquisição da residência em 2006 de um dos descendentes da família Borges. Ele terá cinco anos de prazo para realizar as obras de conservação e restauro. Conforme a promotora Christine Mendes Ribeiro Grehs, as tratativas para a assinatura do ajustamento de conduta duraram pouco tempo, uma vez que o proprietário já possuía projeto de recuperação para a Casa.
Pelo acordo, 40% das obras de restauro deverão seguir projeto arquitetônico aprovado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico de Rio Pardo (Depharp) e orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae).