Força-Tarefa apreende 71 caça-níqueis e fecha bingo em Esteio
A Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos cumpriu, nesta terça-feira, 19, nove mandados de busca e apreensão em Esteio. A ação resultou na apreensão de 71 máquinas caça-níqueis, além de mesas, cadeiras e placas de informática, e no fechamento de um bingo no Município. Os pedidos de mandado de busca e apreensão foram requeridos pelo promotor de Justiça Rodrigo da Silva Brandalise.
Os mandados judiciais foram cumpridos simultaneamente por nove equipes compostas pela promotora de Justiça Sônia Eleni Corrêa Mensch, pelos delegados de Polícia Eduardo Hartz, Leonel Baldaço e Sílvio Kist Huppes e agentes do Núcleo Integrado de Investigações Criminais do Ministério Público, além de servidores da Força-Tarefa do MPRS e da Polícia Civil.
Os pontos de jogatina estavam localizados em diversos bairros de Esteio, sendo que um funcionava nos fundos de um bar localizado no centro da cidade. Também foi realizada a apreensão num galpão em que funcionava uma linha de montagem de caça-níqueis. No local foram recolhidas diversas peças de informática utilizadas para a montagem dos equipamentos.
Foi fechado, ainda, um bingo de cartela que funcionava sob a fachada de um clube social, denominado Clube Amigos para Sempre. Fiscais da Prefeitura de Esteio foram chamados e lavraram auto de infração com cassação do alvará de funcionamento do local.
Com o objetivo de agilizar a utilização do equipamento apreendido no Projeto Alquimia, o MP também requereu o perdimento antecipado do maquinário, o que foi deferido pela Justiça. Isso acelera a logística das operações e possibilita melhor aproveitamento das máquinas pelo Projeto, uma vez que as máquinas não sofrem desgaste com a ação do tempo. O Alquimia permite o reaproveitamento das caça-níqueis na montagem de computadores e na construção de utensílios e mobiliário de madeira.
O carregamento do material ficou por conta da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, parceira do Ministério Público no Projeto Alquimia.