MP sedia 2º Encontro Regional de Planejamento Estratégico
Foi aberto na tarde desta quinta-feira, 31, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) o 2º Encontro Regional do Planejamento Estratégico do Ministério Público. A iniciativa pretende unificar o planejamento nas várias instâncias do MP no Brasil. “Hoje, somos mais de 14 mil membros, atuando sem nenhuma integração. Sabemos que existem muitas diferenças entre nós, mas também grandes afinidades”, explicou a conselheira do Conselho Nacional do MP (CNMP), Cláudia Chagas, em sua manifestação inicial. O primeiro encontro foi realizado em Brasília, na segunda-feira, 28.
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, deu as boas vindas aos representantes de outros estados e destacou a importância do evento. “O Ministério Público cresceu estruturalmente e institucionalmente. Mas também cresceram as demandas. E é preciso harmonizar nossa atuação com a nossa capacidade de atender estas demandas”, justificou. Ela lembrou as revalidações que são feitas periodicamente no Mapa Estratégico, bem como a adequação da missão institucional à realidade social brasileira.
Após a solenidade de abertura, o coordenador do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada (GAGI), Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, fez um breve histórico do processo de construção do Planejamento Estratégico no MP do Rio Grande do Sul. “Nós percebemos que a unicidade na atuação do MP acaba não se confirmando na prática e isso, em grande parte, se deve à questões que envolvem planejamento e articulação”, explicou.
A seguir, o assessor do GAGI, André Jacó Schnorrenberger, fez uma apresentação, ilustrando as justificativas e os passos seguidos pelo Ministério Público gaúcho, na elaboração de sua proposta de Planejamento Estratégico.
Estiveram presentes o novo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; os conselheiros do CNMP Achiles de Jesus Siquara Filho, Mario Luiz Bonsaglia, Sandra Lia Simon e Taís Schilling Ferraz; o chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, João Carlos Carvalho Rocha; o chefe da Procuradoria Regional no Estado, Antonio Carlos Welter; e a procuradora-chefe do MPT no Rio Grande do Sul, Silvana Ribas; além de representantes dos Ministério Públicos Federal, Militar e dos Ministérios Públicos dos estados do Paraná e Santa Catarina.