Equipe do Mutirão Carcerário inspeciona o Presídio Central
Eleito em 2008 a pior casa prisional do Brasil pela CPI do Sistema Carcerário, o Presídio Central foi inspecionado nesta terça-feira, 15, por iniciativa do Programa Mutirão Carcerário. Participaram da vistoria representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério Público Estadual.
“O problema do Presídio Central não é somente a estrutura física. Existem vários problemas estruturais mais complexos. Tudo que nós estamos verificando aqui hoje já havia sido informado pelo Ministério Público. Há diversas iniciativas do MP para buscar soluções para os problemas do Central, inclusive com a atuação da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente”, atestou a promotora de Justiça de Goiás, Ivana Farina.
Durante a vistoria, a equipe conheceu o funcionamento diário da casa prisional, desde o sistema de visitas, atendimento médico, salas de aula, alimentação e as condições das galerias que abrigam os detentos. O Mutirão Carcerário também ouviu o relato de alguns presos sobre a cadeia.
A inspeção foi acompanhada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional, promotor Fabiano Dallazen, pelos promotores de Controle e de Execução Criminal de Porto Alegre Gilmar Bortolotto e Cynthia Feyh Jappur, além da promotora de Defesa do Meio Ambiente, Annelise Monteiro Steigleder.