Avanços e desafios na defesa dos direitos humanos serão debatidos na Capital
Ao longo de um ano e em diferentes regiões do Estado, representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada se reuniram para conversar. Conversar sobre o papel do MP e das entidades na defesa dos direitos humanos, sobre a aproximação da Instituição com a sociedade e como fortalecer a proteção a esses direitos de acordo com as demandas de cada região. Esse foi o propósito do ciclo de debates “Mesa de Diálogos sobre Direitos Humanos”, promovido pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público (CAODH) em 2010.
Agora é a hora de avaliar os resultados e definir as estratégias para atender as reivindicações apresentadas. Por isso será realizado nos dias 17 e 18 de março o Seminário de Aprofundamento das Mesas de Diálogos sobre Direitos Humanos.
Conforme o coordenador do CAODH, Francesco Conti, a atividade é uma conclusão do trabalho. “Isso vai nos permitir avaliar os resultados que foram alcançados e que medidas ainda precisam ser tomadas para que Ministério Público e sociedade trabalhem cada vez mais juntos para que a proteção aos direitos humanos seja uma garantia permanente”, explica o Promotor.
O objetivo é reunir, novamente, Promotores de Justiça e representantes de entidades públicas, privadas e do terceiro setor de todo o Estado. A atividade é aberto ao público. O encontro será realizado no Convento Capuchinhos, na rua Paulino Chaves, 291, no Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.
Em 2010 foram promovidos, ao todo, seis Mesas de Diálogos em Alvorada, Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo. Mais de 200 pessoas participaram, com representação de 150 entidades da Sociedade Civil Organizada e 35 Promotores de Justiça.