Promotoria de Passo Fundo implanta o projeto Escola-Luz
Com o objetivo de reduzir os índices de reprovação e abandono no ensino fundamental das escolas estaduais e municipais em Passo Fundo, o Ministério Público, em parceria com diversas entidades do município, implantará o projeto Escola-Luz. A iniciativa fará parte das atividades do Fórum Permanente por uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar bem como do Seminário “Um olhar de paz sobre a violência”.
A reunião que promoveu as discussões sobre a implantação do projeto aconteceu na sede do MP nesta quinta-feira, 10, e foi coordenada pela promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, da 2ª Promotoria de Justiça Especializada – Infância e Juventude.
Já implantado em diversas cidades do Estado, o projeto Escola-Luz, uma iniciativa do MP, busca a qualidade da educação e a garantia dos direitos da população infanto-juvenil. Inicialmente, o principal foco de atuação será nas escolas do município que apresentam os piores índices de evasão e repetência escolares, em conformidade com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Os grupos de voluntários, formados por representantes das diversas entidades do município e coordenados pelo MP, buscarão, através do projeto, identificar e amenizar diversas situações de vulnerabilidade dos alunos e suas famílias, tais como inadaptação escolar, negligência familiar, violência escolar, gravidez, drogas, trabalho infantil, entre outros.
“O projeto Escola-Luz é uma iniciativa que vem ao encontro do nosso objetivo. Nelson Mandela já dizia que a educação é a arma mais poderosa para mudarmos o mundo e eu acredito nisso” disse a promotora Ana Cristina, coordenadora do projeto. (Por Vanessa Lazzaretti)