Membros do MP elegem lista tríplice neste sábado
Um colégio de 676 Promotores e Procuradores de Justiça elege neste sábado, dia 12, a lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul do próximo biênio. A lista, depois de composta, será encaminhada ao Governador do Estado, que deve definir e nomear o Chefe do Ministério Público gaúcho no prazo de 15 dias. A lista tríplice será elaborada mediante eleição direta, de forma independente e democrática. Encerrada a votação, a Comissão Eleitoral procederá ao escrutínio dos votos e proclamará a composição da lista com os três candidatos mais votados.
O procurador-geral de Justiça interino, José Barrôco de Vasconcellos, disse que "o processo eleitoral é uma excelente oportunidade de congraçamento institucional e fortalecimento do Ministério Público, através do saudável exercício da democracia, que só engrandece aos protagonistas e eleitores".
Quatro pretendentes concorrem ao posto máximo da Instituição: Eduardo de Lima Veiga, José Túlio Barbosa, Paulo Fernando dos Santos Vidal e Simone Mariano da Rocha. A eleição será realizada na sede do Ministério Público, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, no período das 8h às 17h. Os 399 Promotores de Justiça que atuam nas Comarcas do Interior têm a opção de enviar seus votos por correspondência. Até esta quinta-feira, 10, a Secretaria dos Órgãos Colegiados já recebeu 325 votos. Cada um dos eleitores poderá votar em até três candidatos. A solenidade de posse será no dia 4 de abril. A cerimônia perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores ocorrerá no auditório “Mondercil Paulo de Moraes”, na sede do Ministério Público.