Promotoria Regional de Educação faz recomendação a municípios
O promotor de Justiça José Olavo Passos, responsável pela Promotoria Regional de Educação no Sul do Estado, enviou na última semana a primeira recomendação às Secretarias Municipais de Educação de todos os municípios abrangidos pela Promotoria: Pelotas, Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu, Jaguarão, Piratini, Canguçu, Arroio Grande, Pedro Osório, Cerrito, São Lourenço do Sul e também para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
A Promotoria recomenda que o gestor educacional tome as medidas necessárias para a correção de fluxo idade/série, ou seja, quando há distorção entre a série que os alunos estão cursando com relação à idade. São também responsabilidades dos gestores o aumento da oferta de salas de apoio para diminuir as dificuldades de aprendizado, qualificação e melhora no atendimento pedagógico e a disponibilização de salas de apoio pedagógico com espaço físico compatível, além de recursos humanos e técnicos para a realização do apoio em turno inverso ao da aula.
A região sul do Estado foi a primeira a receber uma Promotoria Regional de Educação, na forma de projeto-piloto, em dezembro do ano passado. Além do promotor José Olavo Passos, outros quatro promotores de Justiça foram nomeados para a atuação regional em diferentes pontos do Estado.(Por Juliana Roll)