Duas escolas vencem Concurso de Responsabilidade Socioambiental
Os vencedores do Concurso Responsabilidade Socioambiental, promovido pelo Ministério Público e pelo Conselho Pró-Segurança Pública de Osório (Consepro), foram divulgados nesta quinta-feira, 3, na Promotoria do Município. Os projetos escolhidos foram de duas instituições de ensino estaduais: a Escola de Ensino Fundamental Hilário Ribeiro, de Maquiné, e a Escola de Ensino Médio Albatroz. Cada uma irá receber R$ 15 mil para executar projetos de ações de responsabilidade socioambiental.
O Concurso é uma inicitativa inédita do MP e do Consepro. Os recursos para a premiação provém da assinatura de termos de ajustamento de conduta firmados nas duas cidades pelo Ministério Público, e depositados em benefício do Consepro de Osório, que alterou o estatuto para viabilizar o repasse das verbas.
Conforme o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Júlio Almeida, idealizador do Concurso, o principal objetivo era formar um banco de projetos eficientes, de baixo custo e com foco em resultados de curto prazo. Ao todo, sete iniciativas foram inscritas. “Esse concurso foi um incentivo para que as pessoas e as comunidades se movimentassem", explicou Júlio Almeida. Ainda de acordo com o Promotor, a premiação foi realizada na forma de um projeto-piloto para os municípios de Osório e Maquiné, e a expectativa é buscar ferramentas para ampliar para todo o Estado.
Segundo a promotora de Justiça de Osório Cristiane Della Méa Corrales, embora dois projetos tenham sido contemplados com os recursos, as ideias apresentadas nos demais projetos não serão perdidas. “São iniciativas muito boas e que serão aproveitadas. Mais tarde vamos compor parcerias para viabilizar a execução dessas propostas”, destacou ela.
A comissão de escolha foi formada por representantes das instituições que promoveram e apoiaram o Concurso: Ministério Público, Consepro, Prefeituras Municipais de Osório e de Maquiné e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
OS PROJETOS VENCEDORES
O projeto vencedor no município de Maquiné, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hilário Ribeiro, prevê a recuperação de mata ciliar, que será executada pelos alunos, e a realização de oficinas de educação ambiental e de trilhas na mata, que devem beneficiar toda a comunidade. Conforme a diretora da escola, Elena Masiero, a escola, localizada no distrito da Barra do Ouro, já trabalha com educação ambiental. “Nós percebemos o efeito que essas atividades têm nas crianças. Firmamos parceria com outras instituições e entidades com o objetivo de tornar essas ações ainda mais abrangentes”, disse a diretora. Segundo a professora Cláudia Schirmer, responsável pelo projeto, também são parceiros a Prefeitura, a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Secretaria do Meio Ambiente por meio da Reserva Biológica da Serra Geral.
Já o projeto de Osório, da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, tem como foco o reaproveitamento e a destinação de lixo eletrônico. A escola recolhe computadores e máquinas caça-níqueis apreendidas, e reaproveita peças na construção ou recuperação de outros equipamentos, por meio de oficinas com os estudantes. De acordo com o diretor, Danilo Reis de Freitas Franco, os recursos devem ser utilizados na aquisição do material necessário para a construção dos computadores e no pagamento de professores das oficinas. A meta, além disso, é capacitar estudantes para o mercado de trabalho e qualificar alguns alunos para ministrar outras oficinas dentro da escola.