Encerrado curso para novos Promotores de Justiça
Com a presença do procurador-geral de Justiça interino, José Barrôco de Vasconcellos, foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 9, o curso preparatório para os 29 novos Promotores de Justiça aprovados em concurso e nomeados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A solenidade de encerramento foi realizada no auditório do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 10, os Promotores realizarão uma atividade na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Foro Central.
Durante cerca de um mês, os novos Promotores de Justiça passaram por uma intensa preparação, antes de serem designados para as suas Comarcas, definidas no início desta semana. O corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti, foi o responsável por supervisionar o treinamento dos Promotores recém-empossados, que fizeram uma imersão nas realidades funcionais, institucionais e administrativas do Ministério Público. A partir desta sexta-feira, 11, os Promotores têm 15 dias para assumirem suas Comarcas.
O Corregedor-Geral do MP afirmou em discurso que espera que o futuro dos Promotores de Justiça seja construído na prática do dia a dia e aconselhou: “não deixem para amanhã o que podem fazer hoje”. O procurador-geral de Justiça interino, José Barrôco de Vasconcellos, acrescentou que “o fato de o Ministério Público entrar na vida de vocês é uma escolha de vocês, e como foi uma escolha de coração, deverá trazer muitas alegrias a cada um”.
Estiveram presentes, também, o subcorregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi, os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Afonso Armando Konzen e para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, o diretor do CEAF, promotor de Justiça Alceu Schoeller de Moraes, além do chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Benhur Biancon Júnior, a coordenadora do Propad Martha Beltrame e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal Fabiano Dallazen.