Promotoria de Vacaria atua na defesa de patrimônio histórico-cultural da cidade
Uma reunião emergencial, realizada na sede da Promotoria de Justiça de Vacaria nesta segunda-feira, 24, debateu medidas para a recuperação e manutenção do “Casarão Libório Rodrigues”, situado no município. Construído em 1921, pelo coronel federalista de mesmo nome, o local é atualmente um prédio privado que teve sua fachada tombada pela Lei Municipal n.º 2.497, de 23 de julho de 2007, sendo considerado um dos símbolos de Vacaria.
No último dia 19, o Ministério Público local foi comunicado, pelo engenheiro contratado pelo proprietário do imóvel, de que a construção apresentava sério risco de desmoronamento. O fato, inclusive, levou a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros de Vacaria a interditarem o prédio e o calçamento e vias próximas ao local.
No encontro de ontem, que contou com a presença do promotor de Justiça substituto Eduardo Lumertz e do arquiteto da Divisão de Assessoramento Técnico do MP, André Huyer; além de representantes do Município e do proprietário do imóvel, ficou acertado que ainda na segunda-feira, seria realizada vistoria pelo técnico da DAT. Conforme Eduardo Lumertz, dependendo do resultado, novos encaminhamentos serão dados na ação civil pública movida pelo Ministério Público, na qual se obteve o tombamento do Casarão.