Ministério Público retorna à Utresa para nova vistoria
O Ministério Público realizou uma nova vistoria na Utresa, a maior central de resíduos sólidos perigosos do Estado, nesta quinta-feira, 20, a fim de avaliar o cumprimento das exigências definidas após o incêndio ocorrido no dia 24 de dezembro, que atingiu a vala XVI.
O promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini e o promotor de Estância Velha, Michael Schneider Flach, acompanhados de técnicos do Ministério Público, verificaram as valas de disposição de resíduos Classe I, que são serragem e restos de couro, e Classe II, que são mais inflamáveis, como plástico. Também foram verificadas melhorias implementadas no sistema de combate de incêndio, ampliação do sistema de vigilância eletrônico e aspectos operacionais da Utresa.
Além disso, os Promotores e Justiça estão trabalhando para recorrer de uma decisão da Justiça em Estância Velha que estabeleceu o fim da intervenção judicial para dia 31 de janeiro. Segundo Daniel Martini, mesmo passados mais de quatro anos do processo, que teve início depois da mortandade de peixes ocorrida em 2006, “ainda há um grande passivo ambiental a ser recuperado”.
Também participaram da vistoria o secretário de diligências José da Rosa Bifano, o engenheiro da Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) Marcio Frangipani e o biólogo assessor do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e interventor judicial Jackson Müller.