Empossados os 29 novos Promotores de Justiça
Tomaram posse nesta quinta-feira, 6, os 29 Promotores de Justiça aprovados no 45º concurso realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O auditório Mondercil Paulo de Moraes ficou lotado de familiares, convidados e autoridades que prestigiaram a assunção no cargo dos novos integrantes do MP gaúcho. Os Promotores de Justiça - 11 mulheres e 18 homens - venceram todas as etapas de um concurso que iniciou com 3.632 inscritos. Os novos membros do Ministério Público ainda farão, a partir da próxima segunda-feira, 10, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), um curso de integração antes de assumirem suas Promotorias no Interior do Estado.
A sessão solene ocorreu perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. A secretária dos Órgãos Colegiados, promotora de Justiça Sônia Radin, fez a leitura do termo de posse que foi assinado pelos empossandos. Após o juramento oficial, o promotor de Justiça Luciano Alessandro Winck Gallichio falou em nome dos novos integrantes do MP. Em tom emocionado, citou a Constituição para lembrar que "a defesa do regime democrático não pode se constituir em simples defesa do desejo da maioria, mas justamente na proteção dos direitos individuais das minorias". A execução do Hino Nacional ficou por conta da mezzo-soprano Ângela Dihl.
Em nome do Órgão Especial, o corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti, citou o Decálogo do Promotor e encerrou seu pronunciamento enfatizando que, como propunham os gregos, “na arena da vida não podemos almejar ser nem mais nem menos do que humanos”.
Ao encerrar a solenidade, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, lembrou que “a Casa está em júbilo, pois depois de sete anos, empossamos novos Promotores de Justiça para se agregarem à nossa família”. Citando Roberto Gurgel, comparou o MP a uma corrida de revezamento, "em que o bastão vai passando de mão em mão, através de gerações". A Chefe do MP disse aos novos colegas que o Ministério Público é uma profissão de fé, sendo que o Promotor de Justiça deve ser "um agente político de transformação social". Concluindo sua manifestação, se dirigiu aos Promotores recém empossados e afirmou que "o MP deposita em cada um de vocês enorme expectativa. Considerem-se todos muito bem-vindos", finalizou.
Veja aqui a lista dos novos Promotores.