Aberto o Programa Veraneio 2011
Com a presença da Procuradora-Geral de Justiça, foi aberta na manhã desta terça-feira, 4, a 13ª edição do Programa Veraneio do Ministério Público gaúcho. O evento foi realizado na sede das Promotorias de Capão da Canoa, que ficou repleta de convidados. A operação montada pelo MP vai reforçar a atuação no Litoral Norte, com o acréscimo de 11 Promotores de Justiça e 29 servidores, até o dia 9 de março.
O coordenador do Programa Veraneio 2011, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, afirmou que o objetivo do MP é buscar uma aproximação ainda maior com a sociedade, através de uma ação integrada com técnicos das mais diversas áreas e a colaboração dos Centros de Apoio Operacionais. “Queremos uma ação mais eficiente, eficaz, efetiva e, inclusive, afetiva, no atendimento das demandas dos cidadãos veranistas”, explicou.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano, enfatizou que sem a parceria com as demais instituições não seria possível administrar o Município, especialmente em uma época em que uma parte substancial da população gaúcha acorre ao litoral. “O trabalho do Ministério Público é fundamental para manter a tranquilidade da população. Considerem-se todos os que se agregam a essa tarefa muito bem-vindos à nossa cidade”.
A Chefe do MP ressaltou que a atuação institucional articulada é um compromisso a que o Ministério Público gaúcho se propôs, “unindo esforços com resultados cada vez mais positivos para a sociedade de nosso Estado”. Nesse sentido, Simone Mariano da Rocha lembrou que o atendimento qualificado à população “é uma prioridade só possível pelo aperfeiçoamento constante do MP do Rio Grande do Sul”. Ao final, declarou oficialmente abertos os trabalhos do Programa Veraneio 2011.
Durante a cerimônia, foram assinados dois Termos de Cooperação Técnica Operacional. Um com a Associação do Ministério Público e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente, para desenvolver ações conjuntas para prevenção de acidentes de trânsito no Litoral. O segundo também envolveu o Instituto Igor Carneiro e objetiva combater a venda, entrega ou distribuição de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes no Litoral gaúcho.
Já a secretária do Conselho Municipal de Turismo, Rita de Cássia Reis de Souza, apresentou o “Projeto Maresia” de combate ao turismo sexual em Capão da Canoa. Também foi feita a entrega simbólica ao presidente da Comunidade Terapêutica Jovem Gideões, Roque Serpa, de um caminhão adquirido com recursos advindos da venda de produtos do Projeto Alquimia.
Estiveram presentes, também, o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; a secretária-geral do MP, Ana Maria Schinestsck; os coordenadores dos Centros de Apoio Criminal, Fabiano Dallazen, da Infância e Juventude, Maria Ignez Franco Santos, e do Meio Ambiente, Júlio Almeida; o ouvidor-geral do MP, Luiz Cláudio Varella Coelho; a coordenadora do Propad, Martha Beltrame; o presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles; a juíza de Direito de Capão da Canoa, Grace Witt; a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, além de Promotores de Justiça titulares e designados da região do Litoral Norte.