Patrimônio histórico violado: MP pede auxílio para recuperar peça furtada
Uma casa que data da primeira década do século XX, patrimônio histórico de Porto Alegre, teve os gradis de sua fachada furtados. O imóvel está localizado na avenida Oscar Pereira, 2226, no bairro Glória.
Conforme a promotora de Justiça Ana Marchesan, que instaurou um inquérito que trata do valor histórico e cultural do imóvel, “as peças são uma singular expressão na paisagem urbana da cidade”. De acordo com a arquiteta da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Epahc), Ana Xavier, não há registros, na capital gaúcha, de gradis iguais ou semelhantes aos furtados da casa. Ela reitera que a peça “é muito peculiar, e ornamentava as sacadas do imóvel”. A casa é considerada patrimônio histórico por uma série de questões, entre elas o fato de o imóvel ser uma representação do crescimento do bairro Glória e as características da arquitetura, que mistura elementos de diversos períodos históricos.
O Ministério Público e a Epahc estão empenhados na busca pelas peças e solicitando apoio da população de Porto Alegre para localizar os gradis. Informações podem ser repassadas para a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, pelo telefone (51) 3295-8931.