Lotti é reconduzido na função de Corregedor-Geral do MP
Os atuais corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti, e subcorregedor-geral, Ruben Giugno Abruzzi, foram reconduzidos aos cargos para o próximo biênio nesta sexta-feira, 17, durante sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público na Capital. O evento encerrou as atividades oficiais alusivas à Semana do Ministério Público, comemorada entre os dias 13 e 17 de dezembro.
Ao ser empossado, Lotti lembrou que o Ministério Público ostenta posição singular no plano institucional. “Nossa Instituição se moldou com a consciência ética de seus membros”, ressaltou. O Corregedor-Geral do MP frisou que o acompanhamento do estagiário probatório dos Promotores de Justiça que ingressarão na Instituição foi um dos motivos que o levaram a buscar a reeleição. “O período de adaptação dos novos colegas vai exigir nosso acompanhamento permanente. É nesse momento que se molda o perfil do membro da Instituição”.
Em sua manifestação, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, destacou os inestimáveis serviços prestados pela Corregedoria-Geral do MP. A Chefe do Ministério Público também fez alusão ao trabalho desempenhado por Lotti, “Corregedor-Geral de firmes convicções e justo no trato diário das questões que lhe apareciam para deslindar”. De acordo com Simone Mariano da Rocha, “Corregedoria e Procuradoria-Geral de Justiça, em benefício da Instituição e, em especial, da sociedade, trabalharam em sintonia, o que qualificou, em muito, os resultados de nossos esforços”.
Em nome do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, o ex-corregedor-geral, Mário Lisboa, sublinhou que Lotti “é um dos mais eficientes integrantes do Ministério Público”. Ele também disse ter a certeza de que, juntamente com Ruben Abruzzi e toda sua equipe, o Corregedor-Geral “manterá a postura ética e desempenhará um excelente trabalho”.
Também participaram da solenidade desta sexta-feira, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski; o presidente da Associação do MP, Marcelo Lemos Dornelles; o presidente da Fundação Escola Superior do MP, Mauro Luís Silva de Souza; a promotora-assessora, Sônia Eliana Radin; o corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel; o representante do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Moreira Lina Pastl; a corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado, Dirce Dione Bravo Martins; o procurador-chefe substituto da Procuradoria da República no RS, José Alexandre Pinto Nunes; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar, Sérgio Antônio Berni de Brum; e a representante da OAB-RS, Sulamita dos Santos Cabral; além de Promotores e Procuradores de Justiça e servidores do Ministério Público.