Novos termos de cooperação intensificam atividades do Projeto Alquimia
Três termos de cooperação assinados na manhã desta quinta-feira, 16, pelo Ministério Público com a Assembleia Legislativa, Centro Social Marista e Centro Social Padre Pedro Leonardi irão intensificar as atividades do Projeto Alquimia – Transformando Caça-Níqueis em Inclusão Social, desenvolvido pelo MP desde 2008. A solenidade faz parte do rol de eventos oficiais da Semana do Ministério Público, comemorada entre os dias 13 e 17 de dezembro.
O primeiro dos termos assinados, com a Assembleia Legislativa, prevê a destinação de bens móveis do Parlamento gaúcho ao Projeto Alquimia, a fim de que sejam aproveitados por escolas, órgãos públicos, redes de instituições assistenciais e programas de inclusão digital, geração de trabalho e renda à população vulnerável e em situação de risco social, para a produção de equipamentos de informática, eletroeletrônicos, mobiliário e obras de decoração. Durante o evento, o presidente da AL, Giovani Cherini, destacou que “é preciso buscar na sociedade aqueles que realizam projetos sociais e incentivá-los”. O Deputado também fez um reconhecimento “ao grandioso trabalho social desenvolvido pelo MP”.
Aditivo ao primeiro termo firmado, em julho de 2008, a parceria estabelecida com o Centro Social Marista objetiva o aproveitamento de resíduos sólidos de equipamentos eletroeletrônicos, máquinas caça-níqueis e afins também para aporte de informática a escolas e órgãos públicos, inclusão digital e geração de renda e trabalho à população em situação de vulnerabilidade e risco social na produção de equipamentos de informática. Para o diretor do Cesmar, João Pedro Zimmermann Costa, “o reaproveitamento do que não vem mais sendo usado é fundamental para a conscientização da sociedade sobre atividades erradas”.
Por fim, o termo assinado com o Centro Social Padre Pedro Leonardi, possibilita que sejam destinados resíduos como madeira e ferro, para produção de mobiliários e artesanatos. No evento, o padre Claudionir Ceron, diretor da entidade, agradeceu ao Ministério Público pela possibilidade da inclusão de crianças menos favorecidas em projetos sociais. “Nosso grande desafio é fazermos o bem e assim nos tornarmos cada vez mais fortes”, ressaltou.
Aos participantes do ato, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, destacou que o Projeto Alquimia é uma das iniciativas mais significativas do Ministério Público, uma vez que possibilita a inclusão social. A Chefe do MP ressaltou que a regionalização da iniciativa, com a instalação de oficinas em diversas cidades gaúchas, “multiplica as ações que buscam a dignidade do ser humano, oportunizando que cada vez mais pessoas possam se qualificar pessoal e profissionalmente”.
Na sequência, o coordenador da Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos do MP e do Projeto Alquimia, José Francisco Seabra Mendes Júnior, fez um relato sobre as atividades da iniciativa desde sua instalação. Ao citar os parceiros do trabalho, Seabra salientou que “todas as instituições deram um passo adiante no seu trabalho”. O Promotor também citou a importância das oficinas do Alquimia instaladas no Interior, nas cidades de Pelotas, Santa Maria, Osório, Vacaria e Tenente Portela. “É fundamental que o trabalho avance, uma vez que a demanda é cada vez maior”, destacou, após revelar que, somente em 2010, a Força-Tarefa recolheu 6.300 caça-níqueis em Porto Alegre.
Ao final do encontro, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, ressaltou aspectos importantes do encontro, como a realização durante a Semana do MP, o respaldo dado ao projeto pela participação da Assembleia Legislativa e a parceria de entidades como o Cesmar e o Centro Social Padre Pedro Leonardi.
Também participaram da cerimônia os coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais de Defesa do Meio Ambiente, Júlio Almeida, e da Infância e Juventude, Maria Ignez Franco Santos; e o superintendente Administrativo e Financeiro da Assembleia Legislativa, Jorge Luís Tonetto, entre outros representantes das instituições que firmaram o acordo.