Evento encerra atividades do projeto Consumidor Consciente em 2010
Apresentações musicais e uma exposição de trabalhos realizados por alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Apeles Porto Alegre, no bairro Santana, encerrou a série de atividades do projeto Consumidor Consciente, desenvolvido pela equipe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, sob a coordenação da promotora de Justiça Têmis Limberger.
O projeto, que iniciou em março deste ano, realizou diversas atividades junto a crianças e adolescentes, com o objetivo de estimular um pensamento crítico sobre o tema e provocar questionamentos sobre os hábitos de consumo, procurando resgatar e repassar valores como a importância do “ser”, em detrimento do “ter”. “Os alunos produziram textos e desenhos bastante críticos, demonstrando que vale a pena investir em ações educativas”, destacou a Promotora.
Durante o evento de encerramento, nesta quarta-feira à tarde, 15, a ênfase da exposição dos trabalhos foi fazer um link entre Natal e consumismo. As crianças produziram enfeites e peças natalinas com o reaproveitamento de materiais, como CDs, revistas velhas e rolos de papel higiênico.
“No início, pensamos que o projeto seria legal, mas a realidade do envolvimento das crianças com o tema superou as nossas expectativas”, contou Têmis, afirmando que pretende dar continuidade ao Projeto no próximo ano. “A iniciativa é singela, mas representa um investimento preventivo para contribuir e fazer brotar uma postura de conscientização e educação em crianças e adolescentes para um consumo sadio e responsável”, finalizou ela.
O Projeto Consumidor Consciente integra o programa Portas Abertas do Ministério Público.