Ministério Público lança prêmio de jornalismo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da Procuradoria-Geral de Justiça, da Associação e da Fundação Escola Superior do Ministério Público, lança nesta segunda-feira (30/6), às 17h30min, a 5ª edição do "Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul", destinado à Imprensa do Estado, com o propósito de laurear as melhores reportagens editadas em jornal, rádio e televisão sobre as ações da Instituição. Haverá, também, um prêmio na categoria fotojornalismo. O lançamento, com a participação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado e da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), será realizado no subsolo do Palácio do Ministério Público, na Praça Marechal Deodoro 110, Centro.
O concurso foi criado pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público em virtude do grande leque de atribuições da Instituição e a alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades e realizações. O objetivo é premiar as matérias jornalísticas que melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências do Ministério Público, bem como seu papel e atuação perante à sociedade. Serão concedidos aos vencedores um prêmio em dinheiro, uma comenda da Associação do Ministério Público e um final de semana no Hotel Continental, em Canela.
Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar à Assessoria de Comunicação Social - Praça Marechal Deodoro 110, térreo, POA - no período entre 15 de outubro e 15 de novembro, em envelope lacrado, a documentação exigida no regulamento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 32.24.69.38 ou E-mail ascom@mp.rs.gov.br, como ainda no Sindicato dos Jornalistas Profissionais e na Associação Rio-grandense de Imprensa, que possuem o regulamento. Os trabalhos deverão ser acompanhados de duas cópias, constando o nome do autor, título da matéria, data da publicação e o veículo de comunicação. A divulgação dos resultados será feita em novembro, antes da entrega dos prêmios, que ocorrerá em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.
(Jorn. Marco Aurélio Nunes)