Camping do Parque Estadual de Itapeva é interditado
A Justiça acolheu uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público e determinou, em caráter liminar, a interdição da área de uso público do Parque Estadual de Itapeva, unidade de conservação localizada em Torres. Segundo o promotor de Justiça Vinicius de Melo Lima, que ajuizou a ação, o camping não possui infraestrutura suficiente para receber os visitantes, oferecendo, inclusive, riscos à população.
A ação foi elaborada a partir de um inquérito civil instaurado depois que o Ministério Público recebeu uma denúncia relatando a precariedade da rede elétrica, hidráulica e de saneamento no Parque. Os problemas foram confirmados em análise técnica promovida por representantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da administração do Parque. O MP apontou a carência de investimentos na infraestrutura e recordou ainda que, em 2001, em decorrência da exposição da rede elétrica do camping, um homem morreu ao sofrer uma descarga elétrica.
A Justiça reconheceu a necessidade de interdição diante dos riscos à segurança dos visitantes e ao meio ambiente, e diante da proximidade do período de veraneio, quando cresce o número de visitantes no local.
Pela decisão judicial, além de ser interditada a área de uso público, o gestor do Parque deverá afixar placas no local identificando a interdição.