Operação desarticula tráfico de drogas na Região Metropolitana
Desencadeada na manhã desta terça-feira, 9, a Operação Guajuviras está desarticulando uma rede de tráfico de entorpecentes que agia na Região Metropolitana de Porto Alegre, nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí e Canoas. Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão. De acordo com o promotor de Justiça Amilcar Macedo, alguns envolvidos já foram detidos, entre eles policiais militares. Uma quantidade considerável de drogas também já foi apreendida. Todo o trabalho será detalhado a partir das 14h, durante coletiva de Imprensa na sede do Ministério Público em Canoas, na rua Lenine Nequete, 200.
Conforme Amilcar Macedo, as investigações tiveram início há seis meses, em um trabalho conjunto da Promotoria de Justiça Criminal de Canoas, Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp) e Comando de Policiamento Metropolitano de Canoas, a partir da suspeita de envolvimento de policiais militares com traficantes do bairro Guajuviras em Canoas - daí o nome da operação. São mais de 20 mil horas de áudios e vários vídeos das atividades ilícitas. O Promotor ressalta que a maioria dos que traficavam eram mulheres de outros criminosos presos.
A operação desta terça-feira conta com a participação de 250 homens do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do 15º Batalhão de Polícia Militar. Na ação, estão sendo utilizados dois helicópteros, 70 viaturas e cães farejadores.