Propostas para combater violência nas escolas serão apresentadas no MP
Trabalhos e iniciativas desenvolvidos em escolas do Rio Grande do Sul para combater a violência escolar serão apresentados na terceira e última etapa do Seminário "Violência escolar tem saída!". O encontro para unir e expor ações criadas por professores e alunos será nesta sexta-feira, 5 de novembro, a partir das 14h, na sede do MP (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80).
Com o intuito de mobilizar toda comunidade escolar para que, unida, construa e implemente estratégias para combater a violência nas escolas, já são mais de dois meses de trabalho em torno do Seminário. As atividades, que promovem a discussão do problema e estimulam a elaboração de estratégias para combatê-lo com o envolvimento de toda comunidade escolar, são promovidas pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude e pelo projeto "Escola sem Violência", da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, de Porto Alegre
O dia 5 de novembro marcará o encerramento do ciclo de ações proposto pelo Seminário, que teve outras duas etapas: na primeira, professores e diretores debateram o assunto; na segunda, alunos representantes de diferentes escolas do Estado se reuniram para falar sobre violência escolar e conhecer iniciativas que reduziram o problema, especialmente a partir do projeto da Escola Padre Reus.
A iniciativa da instituição educacional, implantada em 2007, vem apresentando resultados significativos na redução da depredação do patrimônio público e no relacionamento entre os próprios alunos e dos estudantes com os professores. O projeto buscou, por meio da arte, fazer os jovens trabalharem a agressividade inerente à adolescência, discutir valores e problemas que fazem parte do cotidiano, como o bullying.