Apenados dependentes químicos receberão tratamento em hospital
Serão inaugurados nesta quinta-feira, 28, 32 novos leitos para atendimento clínico de presos na Associação Hospitalar Vila Nova, em Porto Alegre. As atuais 18 vagas disponibilizadas para o sistema prisional passarão a ser destinadas para a finalidade específica de tratamento de presos dependentes químicos. O tratamento para apenados dependentes químicos não era disponibilizado no sistema prisional gaúcho. “É uma conquista e inovação necessárias”, destaca a promotora de Justiça Cynthia Jappur, da Promotoria de Justiça de Controle e de Execução Criminal de Porto Alegre.
A inauguração da Unidade está inserida em recomendação feita pela Promotoria de Justiça de Controle e de Execução Criminal de Porto Alegre. Conforme Cynthia Jappur, a Promotoria trabalha pela criação e implantação de um plano para tratamento de dependência química em presos.
A partir desta Unidade, o Ministério Público passa a fiscalizar o cumprimento de uma promessa, por parte do Governo Estadual, no sentido de que seja disponibilizada uma área reservada no sistema prisional para que apenados dos regimes fechado, semiaberto e aberto tenham a continuidade do tratamento iniciado na Associação Hospitalar Vila Nova. O evento ocorrerá às 17h, na Rua Catarino Andreatta, 155, no bairro Vila Nova.