MP acompanha manifestação de alunos na Escola Parobé
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público compareceu nesta manhã na Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, para acompanhar a manifestação de alunos contra eventual fechamento do Ensino Médio. Maria Ignez Franco Santos disse que esteve no local a pedido da Direção e do Conselho Escolar da Instituição “para assegurar a tranquilidade e harmonia no ambiente escolar”, mediando a conversa entre os representantes de alunos, pais, Sindicato dos Professores e Escola.
O comparecimento de Maria Ignez foi definido durante reunião realizada ontem, na sede do MP, com o objetivo de buscar solucionar o impasse criado na escola. Na oportunidade, a coordenadora do CAO/Infância frisou que as manifestações de alunos devem ser asseguradas, ouvindo-se suas ideias e reivindicações. Além disso, salientou que a Direção da Escola deve informar à sociedade, à comunidade e à opinião pública sobre as mudanças a serem efetivadas na escola a partir de 2011, para que sejam dissipados eventuais mal-entendidos. Ainda nesta segunda-feira, a Direção da Escola publicou no site da Instituição (www.cteparobe.com.br) uma nota de esclarecimento sobre a situação.
Durante o encontro, os representantes do Conselho Escolar da Instituição descartaram a extinção do Ensino Médio. Revelaram que está sendo feito um ajuste no turno da tarde, com o ingresso de alunos novos no primeiro ano e ampliação do ensino profissional na parte da manhã. A permanência dos atuais estudantes do turno manhã será garantida até a conclusão do curso.
No encontro também foi relatado que a Secretaria Estadual de Educação acompanhou a decisão de reordenamento de tempos e espaços na Escola Parobé e que está de acordo com as novas disposições, que visam beneficiar a comunidade escolar, assegurando mais vagas no ensino técnico.