Congresso Nacional do Ministério Público debaterá a paz social
Amanhã, dia 1º, Gramado será palco do XV Congresso Nacional do Ministério Público. O evento, que será realizado na Expogramado, contará com as presenças do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Marfan Martins Vieira, do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, Achiles Siquara Filho, além do presidente da Associação do Ministério Público gaúcho, Ivory Coelho Neto, e do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira. A solenidade de abertura está marcada para às 18h desta quarta-feira.
O evento é inédito no Estado. O último congresso nacional ocorreu em Recife. Durante quatro dias, mais de mil congressistas debaterão o "Ministério Público e a Paz Social". Mais de 170 teses foram inscritas nas esferas cível, criminal e institucional. Haverá, ainda, a instalação de Comissões Temáticas e de Grupos de Trabalhos Setoriais divididos em áreas do meio ambiente, consumidor, infância e juventude, saúde, improbidade administrativa e criminal. Serão abordados temas palpitantes como "adulteração de combustíveis", "abuso sexual de crianças" e "combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro". Este último grupo terá a participação da subprocuradora Federal da Suíça, Maria Schnebli.
A programação do congresso traz, também, painéis interessantes, como "Ministério Público, Ética e Imprensa", com os jornalistas Carlos Chagas e Marcelo Beraba, e o diretor institucional da RBS/DF, Paulo Tonet Camargo. No Hotel Serra Azul, paralelamente acontecerá, ainda, reuniões da Conamp, dos Procuradores-Gerais de Justiça do Brasil, Corregedores-Gerais do Ministério Público e Diretores de Escolas do Ministério Público.
(Jorn. Marco Aurélio Nunes).