Eleições: microcartilha orienta votos de jovens
Os alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais da Capital já têm em mãos uma ferramenta que irá ajudar a fazer uma boa escolha nas eleições deste domingo. Trata-se da microcartilha Voto Consciente, contendo orientações aos jovens eleitores sobre como podem contribuir na redução dos índices de corrupção e qualificar a gestão pública.
A publicação foi disponibilizada pelo promotor de Justiça Cesar Faccioli que coordena, no Estado, a campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”. O material foi entregue ao coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Jandir de Sordi, que orientou as funcionárias da Coordenadoria para que seja distribuído a todas as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre.
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” está sendo revitalizada a partir da elaboração de projetos como o “Educação de Valor” e de parcerias que estão sendo estabelecidas com entes públicos e com o terceiro setor. A “qualificação do eleitor na escolha e acompanhamento dos atos dos seus candidatos, assim induzindo o protagonismo do controle social” é um dos eixos da campanha, explica Cesar Faccioli. “A disponibilização deste material aos educadores ambiciona que cada um seja indutor da proatividade social de suas comunidades escolares e um multiplicador das orientações que a microcartilha veicula, com isso contribuindo para a redução dos índices de corrupção e para a qualificação da gestão pública”, finaliza o Promotor.