Procuradora-Geral de Justiça visita biblioteca em Rio Grande
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, realizou visita à Biblioteca de Rio Grande, nesta quarta-feira, 18, acompanhada por uma comitiva de Promotores de Justiça de Porto Alegre e da região. Ela foi conhecer o resultado das obras de restauração no prédio, realizadas com o apoio da Promotoria de Justiça de Rio Grande. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta, a Promotoria de Rio Grande conseguiu R$ 100 mil para a adequação do prédio a medidas de prevenção de incêndio.
“É um trabalho que demonstra bem a importância que a atuação do Ministério Público pode ter nas mais diversas áreas, até mesmo na cultura”, afirmou a PGJ. O vice-presidente da Bibliotheca Rio-Grandense, Pedro Alberto Távora Brasil, recebeu a Chefe do MP gaúcho, informando que a instituição cultural acaba de entrar no ano de celebração de seu 165º aniversário. A visita da comitiva foi guiada pelo secretário da biblioteca, Francisco das Neves Alves. Na ocasião, foi entregue um certificado aos visitantes.
A Bibliotheca Rio-Grandense é a mais antiga do Estado, tendo sido fundada em 15 de agosto de 1846 pelo imigrante português João Barbosa Coelho, com o nome de Gabinete de Leitura. Em 1878 atingiu o status de biblioteca. Atualmente, possui um acervo de mais de 450 mil títulos, muitos deles verdadeiras raridades em ótimo estado de conservação. Acompanharam a visita o chefe de gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, Benhur Biancon Junior, a coordenadora do Gabinete de Comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, Martha Weiss Jung e a coordenadora do Centro de Apoio da Ordem Urbanística, Lisandra Demari.