Inquérito regional visa garantir ações para recuperar mata ciliar no Rio dos Sinos
Os Promotores de Justiça que integram a Rede Sinos participaram na sexta-feira, 23, de um curso de capacitação para atuar junto ao projeto VerdeSinos, que tem por objetivo recuperar a vegetação às margens do Rio dos Sinos. A reunião aconteceu no auditório da Promotoria de Taquara.
No encontro também ficou decidida a instauração de um inquérito civil regional. O expediente tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a implementação do VerdeSinos. “A ideia é que o Ministério Público funcione como um agente provocador dos demais parceiros do projeto, e que possa ser um catalisador, uma vez que alguns tem mais dificuldades para adotar as ações previstas”, explica a promotora de Justiça de Taquara e coordenadora da Rede Sinos. Ximena Cardozo Ferreira irá presidir o inquérito civil público.
O VerdeSinos é resultado de um trabalho que teve início em 2007, denominado Projeto Piloto de Recomposição da Mata Ciliar. Em 2008 a iniciativa passou a contar com patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental. A meta do VerdeSinos é recuperar 330 hectares de mata ciliar na Bacia do Sinos.
Participaram da reunião os promotores de Justiça Daniel Ramos Gonçalves, de Três Coroas; Fernando Sgarbossa, de Parobé; Mariana Pires, de Sapiranga; Marcelo Tubino Vieira, de Portão; Wilson Grezzana, de Dois Irmãos. Outros parceiros da iniciativa também participaram do encontro: o Comitesinos, representado por Viviane Nabinger; a Unisinos, representada pelo professor Uwe Schulz, e a Emater/Ascar, representada pelo Supervisor Regional Nelson Baldasso. Cursos de capacitação também já foram dados a representantes de prefeituras da região e agentes da Emater.