Doação de córneas é tema de debate no Ministério Público
No Rio Grande do Sul, aproximadamente 810 pessoas estão na fila da Central de Transplantes do Estado aguardando uma doação de córneas. O procedimento é fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. Esta é a segunda maior lista de espera; à frente estão pacientes que necessitam de transplante de rins, que são 1778. Conforme o Conselho Nacional de Oftalmologia, o nível de conscientização da população brasileira sobre os procedimentos envolvidos ainda é baixo.
A fim de destacar a relevância do procedimento e demonstrar o que os cidadãos podem fazer para colaborar, o Memorial do Ministério Público vai promover nesta quinta-feira, 29, às 18h30min, a palestra “Doação de córneas: solidariedade, cidadania e esperança”, com o médico oftalmologista Roberto Freda, responsável técnico pela equipe de transplantes do Hospital Banco de Olhos.
O evento acontece no auditório do Palácio do MP (Praça Marechal Deodoro, 110), em Porto Alegre, com entrada franca e vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ciclodedebatesmemorial@mp.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3295.8660. O encontro tem apoio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, que recentemente lançou a campanha "Abra as portas do seu coração. Doe mais".